domingo, 19 de novembro de 2023

INTRODUÇÃO


A doutrina do Santo Daime foi criada em 1930 pelo maranhense Raimundo Irineu Serra, no estado do Acre. Em seus trabalhos espirituais é utilizada a bebida indígena Ayahuasca, como veículo de expansão da consciência. A partir da década de 70, o culto começa a se expandir primeiramente pela região, depois atravessando fronteiras estaduais e até nacionais. A pesquisa trata do surgimento da primeira Igreja da doutrina do Santo Daime no Ceará, A Igreja Flor da Canoa, em Canoa Quebrada – Aracati – Ceará, no ano de 1998. Para a realização do trabalho usamos documentos como ata de instalação e posse de diretoria, fotografias, periódicos e depoimentos orais através de entrevistas com membros que fizeram parte do grupo fundador e posterior a fundação.

Discorremos a formação do primeiro grupo e sua continuidade, seu aprendizado e sua trajetória até o estabelecimento da primeira igreja do estado. Incitamos a reflexão de Canoa Quebrada como local propício para o surgimento da doutrina, principalmente através de seu ambiente em formação aberto para o novo, sendo um local multicultural, permeado por estrangeiros residentes e muitos em passagem. A mudança no sentido de vida para os adeptos através dessa vertente espiritual, os processos de “curas” físicas ou espirituais são enfatizadas na conclusão do trabalho.

A doutrina do Santo Daime foi fundada no início da década de 30, pelo maranhense, neto de escravos, Raimundo Irineu Serra, no estado do Acre. Era um período de migração nordestina, no qual a região recebia pessoas para trabalhar nos seringais, no ciclo da borracha, embora não fosse mais o pico da produção gumífera. Nessa leva de trabalhadores, está inserido Irineu, que, assim como muitos outros nordestinos, foi em busca de uma nova vida. Alguns viam como a oportunidade de ascender economicamente em busca desse “eldorado” amazônico.

Irineu - conhecido posteriormente pelos adeptos da doutrina como “Mestre Irineu” - tem vida multifacetada, passando por migrante nordestino, seringueiro, guarda da comissão de limites territoriais, curandeiro, vegetalista e mestre. Em sua trajetória, conhece um dos rituais existentes com a bebida indígena ayahuasca, já na versão adaptada à cultura dos caboclos amazônicos. Irineu tem sua experiência com a bebida e daí inicia seu estudo espiritual, moldando e inserindo práticas, até concluir a estruturação da doutrina do Santo Daime. Com o passar de alguns anos, esse conhecimento é transmitido e a doutrina se expande pelo Brasil e pelo exterior.

O interesse por tal objeto de pesquisa surgiu em meados de 2006, quando tive oportunidade de participar de um trabalho do Santo Daime, como são conhecidos os rituais. Vale ressaltar que o meu interesse já existia anteriormente, por me mostrar disposto a conhecer esses cultos que relacionam substâncias psicoativas e religiosidade. Minha intenção inicial era conhecer a UDV (Centro Espírita Beneficente União do Vegetal), que, juntamente com a Barquinha e o Santo Daime, compõem as três religiões brasileiras que consagram a ayahuasca em seus ritos, cada vertente em seu contexto particular. Mas, por conta dos critérios para receber visitantes na UDV serem mais rígidos e por ter conhecido um membro fardado1 do Santo Daime, a visita para participar do trabalho do Santo Daime se mostrou mais acessível.

Frequentei, junto de minha família, várias religiões desde muito cedo, muitas vezes esperançoso em curas relacionadas a problemas de saúde. Catolicismo e Protestantismo, em algumas vertentes, foram as que mais frequentamos. Com o tempo veio a adolescência e muitas perguntas, inclusive em relação àquelas religiões. Não encontrando respostas, houve um distanciamento das mesmas. Muito tempo passa e somente, em 30 de maio de 2006, volto a frequentar um culto espiritual, quando tive a oportunidade de participar de um trabalho de concentração2 em Guanacés, pequena localidade do município de Cascavel, Ceará, onde escrevi, em algumas linhas, o que esperava daquele momento: “Então chegou o grande dia, o grande momento. Algo que pode mudar minha vida estará prestes a acontecer. Não estou muito nervoso, nem um pouco ansioso, espero apenas sentir, perceber, abrir os olhos da percepção. Neste momento estou sentado na rede, na varanda, batalhando para escrever essas linhas, pois falta luz para enxergar, vejo então que outras pessoas que já conhecia estão aqui também”.

Depois dessa experiência, passo a frequentar regularmente o culto, até me iniciar como membro fardado no trabalho de hinário3 do Dia dos Pais, em agosto de 2007. A partir daí, inicio meus estudos espirituais no culto, participando de vários trabalhos que compõem a doutrina, que são: Concentração, Serviços de Hinário, Missa, Trabalho de Cura, Trabalho de Mesa Branca, Feitio, etc. Com a prática nos estudos da doutrina, também inicio o interesse na literatura acadêmica sobre o tema, adquirindo livros, revistas, documentos referentes ao objeto específico e outros, analisando, de forma geral, durante a história, sobre os cultos que trabalham nessa perspectiva.

Com a necessidade de um tema para a monografia, optei em fazer uma análise do Daime no estado do Ceará. Como se estabeleceu, seu surgimento, como foi transmitido, sua recepção pelos adeptos, o desenrolar do objeto, com a fundação da Igreja Flor da Canoa no ano de 1998.

A doutrina do Santo daime já está presente em vários estados do Brasil e em outros países como: Holanda, Espanha, México, Estados Unidos, entre outros. Desde finais do século XX, com a aproximação da virada do milênio e o surgimento do movimento universal caracterizado como “Nova Era”, se registra um aumento de visibilidade das doutrinas filosóficas, esotéricas, ocultistas, dentre as quais o Santo Daime desponta. Mas, apesar disso, os cultos que envolvem o uso de psicoativos ainda carregam, aos olhos da sociedade, a carga pejorativa, principalmente pela ingestão dos seus sacramentos, a ayahuasca. Com esta pesquisa, queremos oferecer uma visão particular sobre a doutrina, reconhecendo-a como “transformadora”, pois os adeptos passam a optar por uma reforma íntima, pela postura ética com seus semelhantes, tendo como valores a harmonia, o amor, a verdade e a justiça. Considero que a doutrina em si é de grande benefício social para o convívio entre todos, sejam adeptos ou não.

No que diz respeito às produções acadêmicas sobre o objeto de estudo, podemos perceber que são variadas. Hoje encontramos produções de maior quantidade nas áreas da antropologia, da sociologia, da história, da farmácia, da biologia, da psicologia, entre outras.

Apesar de o Santo Daime se estabelecer no Brasil na década de 30, as primeiras pesquisas acadêmicas sobre o objeto datam do início da década de 80. Embora haja boas pesquisas, no que tange à introdução da doutrina, em âmbito nacional; no que diz respeito ao estado do Ceará, verifica-se uma lacuna; portanto, nossa pesquisa quer colaborar para a redução dessa carência. O fato de participar do movimento daimista facilitou a obtenção das fontes principais da pesquisa. Além de conhecer previamente certas particularidades, também tive fácil acesso às atas, depoimentos, entre outros documentos. Nas condições propostas, podemos perceber que a pesquisa se apresentou viável, pois o acesso às fontes se mostrou com facilidade.

Com o estudo das pesquisas sobre o objeto já existentes, a falta de pesquisas referente ao estado do Ceará, como dito, torna-se evidente. Quando se aborda o surgimento da doutrina do Santo Daime, dificilmente é analisado o impacto do surgimento em determinado local, a constituição de uma igreja, suas particularidades, caracterizando assim a pesquisa com uma temática atual e ainda não abordada.

Entre as referências bibliográficas sobre o Santo Daime que nos servirão de base, algumas merecem menção mais detida. No seu livro Guiado pela Lua - Xamanismo e uso ritual da ayahuasca no culto do Santo Daime, Edward MacRae analisa o início do culto do Santo Daime, começando pelo xamanismo na Amazônia Ocidental, onde a bebida ayahuasca, em seu contexto de origem, era usada por tribos indígenas, até sua ressignificação através dos caboclos amazônicos, população que, em sua maioria, se formou com o advento do ciclo da borracha no início do século XX, analisando os valores que a norteiam e os tipos de controle social que exerce sobre seus adeptos. O autor aborda a relação entre as substâncias psicoativas, o usuário e o meio social onde ele se insere, levando em consideração: a substância psicoativa e sua atuação na fisiologia do corpo humano; o set, estado psicológico do indivíduo no momento do uso da substância, incluindo- se aí a estrutura de sua personalidade e expectativas a respeito dos efeitos da substância; e o setting, meio físico, social e cultural onde ocorre o uso.

Segundo o autor, o trabalho procura inicialmente estabelecer o contexto sociocultural do uso da ayahuasca nos rituais do Santo Daime. Tomando como referência o médico Norman Zinberg, MacRae faz uma distinção referindo-se ao uso “controlado” e “compulsivo” de substâncias psicoativas. Para Zinberg, o uso controlado teria baixos custos sociais; por outro lado, o uso compulsivo seria disfuncional e intenso (ZINBERG, 1987, p. 17). Assim, tal obra nos auxiliou a entender que o uso da ayahuasca no culto do santo daime vai se assemelhar a esse uso “controlado” de substâncias psicoativas, principalmente porque é regido por regras, valores e padrões de comportamento veiculados por uma subcultura desenvolvida entre grupos de usuários, definindo o que será o uso aceitável, limitado a meios físicos e sociais, estruturando os padrões de comportamento antes, durante e depois do uso e respaldando as obrigações e relações que os usuários mantêm na esfera social.

No livro Busca do Graal Brasileiro, a doutrina do Santo Daime, de Débora Pereira Bolsanello, a autora apresenta como objetivo: “enfocar, sobretudo, os aspectos ritualísticos do uso da Ayahuasca dentro dos moldes concebidos pela doutrina do Santo Daime” (BOLSANELLO, 1995, p. 12). Essa autora apresenta uma visão do perfil histórico e econômico do Daime, de forma simples, focando o universo que cerca a ingestão da bebida, sua produção, técnicas de uso e seus fins, o espaço ritualístico, a função dos adeptos, vestimentas, a simbologia usada, regulamentos comportamentais para comungar a bebida, as relações nos ritos e os estímulos sensoriais como a música e a dança. A autora toma como metodologia a análise do conjunto de soluções estéticas, simbólicas, éticas e políticas, pretendendo observar o ecletismo típico da cultura popular brasileira e as formas que toma nos rituais daimistas. Como base para a pesquisa de campo, foi trabalhado o CEFLURG (Centro Eclético de Fluente Luz Universal Rita Gregório), situado em Visconde de Mauá, Rio de Janeiro.

Em seu trabalho, Santo Daime, um sacramento cristão em formação, a autora Isabela Oliveira, Doutora em História Cultural (UnB), analisa a constituição do significado atual da bebida dentro do Santo Daime, compreendendo a ressignificação da ayahuasca como um evento que se insere dentro do processo dialético e histórico de construção social de significados, partindo da ideia de religião enquanto fenômeno social em constante formação. Para avaliar como se deu esse processo, é feita uma breve análise do conteúdo de narrativas orais colhidas pela autora. A autora vai salientar que, durante a época de Mestre Irineu, em que este estava presente no comando da doutrina, “os símbolos e as ações rituais foram constituídos, permitindo, por exemplo, uma associação direta do consumo da bebida com o universo cristão” (OLIVEIRA, 2009, p. 403). Entre esses símbolos são de destaque o cruzeiro (Cruz de Caravaca), a associação do sinal da cruz no ato de ingestão da bebida, as preces cristãs (Pai-Nosso, Ave Maria, Salve Rainha) por exemplo. Essa ideia de analisar a religião enquanto fenômeno social em constante formação auxiliou nosso trabalho para entendermos a construção de um rito, que molda e agrega práticas inseridas conforme os agentes que fazem parte desse contexto.

Para se analisar a Doutrina do Santo Daime no Ceará, trabalhamos com documentos referentes à Igreja Flor da Canoa, situada na praia de Canoa Quebrada, Aracati. Como fontes primárias, selecionamos atas de instalação, eleição e posse de diretoria, além da realização de entrevistas, depoimentos com membros fundadores. Como fontes secundárias, foram usadas fotografias de época, do período de 1998 a 2008, além de periódicos locais.Com o acesso a essas fontes, pretendemos reunir material que ampare as indagações sobre o processo de instalação dessa igreja no estado, seu surgimento, sua adesão pelos adeptos e a comunidade local.

Selecionamos para entrevistas os adeptos que fizeram parte anteriormente e posteriormente à fundação, em um total de 7 entrevistados. Para concretizar esse processo, foram feitos estudos de campo em Canoa Quebrada (Aracati – CE) e em Fortaleza - CE, colhendo depoimentos e entrevistas, além de documentos com esses adeptos.

Em vista da utilização dos depoimentos e entrevistas realizadas com adeptos e ex-adeptos da doutrina, a metodologia da história oral tornou-se fundamental para a coleta de tais registros e sua posterior leitura e problematização. A história oral não configura prática nova no trabalho dos historiadores contemporâneos e seu desenvolvimento muito contribuiu para o aumento dos estudos sobre vários grupos sociais. A “apreensão de narrativas feitas por meio do uso de meios eletrônicos e destinada a recolher testemunhos, promover análises de processos sociais do presente e facilitar o conhecimento do meio imediato”, como Meihy (2002) resume, tal metodologia, fez crescer os suportes empíricos acerca de grupos específicos sobre os quais os registros eram escassos.

É ainda Meihy que salienta a importância desses tipos de trabalho do historiador:

A história oral responde à necessidade de preenchimento de espaços capazes de dar sentido a uma cultura explicativa dos atos sociais vistos pelas pessoas que herdam os dilemas e as benesses da vida no presente. Sua versão do processo, porém, deve ser um legado de domínio público. (MEIHY, 2002, p.20)


Por expandir e completar uma tradição historiográfica centrada em pesquisas com documentos oficiais, hoje a história oral é fundamental nas discussões sobre tendências da história contemporânea. Ao garantir sentido social à vida de depoentes e leitores, essa metodologia faz com que essas pessoas se sintam parte do contexto histórico em que vivem, como agentes produtores da história. Assim, a metodologia foi fundamental para ligar toda a rede de depoimentos que enfatizavam a construção do contexto geral daquele lugar, daquele período, daquela memória coletiva.

No primeiro capítulo, apresento uma análise do tema em um âmbito geral, iniciando discorrendo, de forma breve, sobre a cultura da ayahuasca, sua composição e seus princípios farmacológicos, sua chegada a Amazônia, seus usos específicos pelos povos indígenas, seus rituais, suas intenções e etc. Nessa trajetória, enfatizamos a descoberta da ayahuasca pela cultura ocidental, a adoção de elementos cristãos, o surgimento dos curandeiros ou vegetalistas e a aproximação do caboclo amazônico com essas práticas, ou seja, a transição de um xamanismo indígena para um xamanismo mestiço. Nesse momento, ao se falar sobre o surgimento da doutrina, focalizamos um pouco a trajetória da vida do seu fundador, Raimundo Irineu Serra, o contexto histórico e econômico do ciclo da borracha, que foi uma forte influência para a sua migração do Maranhão para o Acre. O período em que enfatizamos a trajetória desse senhor é descrito com algumas particularidades de sua vida, que se confunde com a própria composição da doutrina, já que todas essas experiências espirituais estão contidas em 132 hinos (mensagens) recebidos através de seus estudos com essa bebida sacramental, que se inicia na década de 30, até seu falecimento em 1971.

No segundo capítulo, abordaremos a composição e o surgimento da doutrina no Ceará, precisamente em Canoa Quebrada, com a fundação da primeira Igreja, Flor da Canoa, em 1998. Antes disso, discorremos sobre a história de Canoa Quebrada, sua fundação, dos primórdios de uma antiga vila de pescadores até tornar-se um dos pontos turísticos mais visitados do estado. A calmaria “descoberta” pelos primeiros visitantes, o encontro do local paradisíaco por aquelas pessoas que buscavam paz e tranquilidade e a presença de um povo nativo acolhedor foi de bastante importância para tornar maior a empatia dos estrangeiros com esse local e o aporte dos ideais alternativos contraculturais que fizeram Canoa Quebrada ser conhecida como a praia dos hippies.

No segundo tópico, abordamos a constituição do Santo Daime em Canoa Quebrada, com o primeiro grupo que se reuniu em 1994 e passou a se reunir regularmente, compondo os trabalhos espirituais, agrupando pessoas, até a fundação da igreja em 1998. Tratamos de análises posteriores à fundação da igreja, mudanças de local do culto por alguns fatores específicos, dissipação de alguns membros, inclusive pela conceituação de Canoa Quebrada como um ponto de passagem de pessoas, pelo turismo, além da adesão e curas dos adeptos da doutrina.


1Indivíduo que é iniciado no trabalho espiritual, que passa a ter um compromisso com a doutrina de frequência nos trabalhos.

2Trabalho espiritual do Santo Daime que acontece nos dias 15 e 30 de cada mês. O ritual dura em média 4 horas, os participantes cantam hinos com momentos de orações e uma pausa meditativa chamada de concentração. 

3O Trabalho de hinário já tem um caráter mais festivo, é bailado, mais longo, chegando a durar em torno de 12 horas.


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