domingo, 19 de novembro de 2023

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 



Ao iniciar a pesquisa, nosso objetivo principal foi a análise do surgimento da doutrina do Santo Daime no Ceará. Para tanto busquei aprofundar a investigação acerca da formação do primeiro grupo, a composição dos trabalhos espirituais, as visitas das comitivas vindas dos grupos matrizes, culminando na fundação da primeira igreja do Santo Daime no Ceará, a Igreja Flor da Canoa, no ano de 1998.

Ao aprofundar-me na análise do surgimento do grupo, diversos fatores foram se tornando visíveis ao olhar do pesquisador, principalmente no que diz respeito à composição dos trabalhos espirituais e posteriormente à formação da igreja.

No início da pesquisa, achávamos que esse processo teria sido realizado mais objetivamente, resumido, com a vinda de membros dos grupos matrizes do Norte, repassando o conhecimento dessa tradição para o grupo em formação de Canoa Quebrada. Mas, no decorrer da pesquisa, notamos que este processo foi lento e gradual e que o grupo em formação foi se constituindo também com saberes autônomos, influenciados por características do ambiente e pela necessidade de transformação de cada indivíduo. A própria essência da doutrina e ou do Daime (bebida) é caracterizada como pedagógica, que revela saberes, remetendo-os à doutrina como uma “escola espiritual” e ao Daime (bebida) como um professor, mestre ou ser divino, que instrui aos caminhos da vida espiritual ou o caminho da verdade para os adeptos. Sendo assim, o grupo, aos poucos, realizando os trabalhos espirituais iniciais, com poucas informações sobre a composição do ritual, vai se valendo da própria vivência do trabalho para ir aprendendo como seguir no caminho, a partir de sensações, aguçando sentidos e se valendo desse aprendizado coletivo, não deixando de lado, não menos importante, a aproximação e filiação aos grupos tradicionais que constituem uma base para o desenvolvimento de grupos filiados.

Com a igreja já constituída, um fato bastante marcante acontece com o grupo, um atentado seguido de ameaças que causou a destruição parcial da infraestrutura do teto da igreja. Conseguimos alguns relatos orais sobre o caso, além do destaque em um periódico local, mas, lamentamos, pois, não tivemos acesso ao boletim de ocorrência registrado na delegacia de Aracati.

Pensávamos também em falar sobre uma visão da localidade em relação à doutrina, principalmente o olhar dos moradores nativos e adeptos de outras crenças religiosas que conhecem a existência da doutrina em Canoa Quebrada. Nesse olhar, a intenção era de deixar expostas opiniões divergentes sobre o mesmo tema, que seriam naturais para qualquer assunto. Houve dificuldades para conseguir essas fontes, pois pensamos em fontes orais e por desconhecimento, muitas vezes, do assunto, não achamos pessoas disponíveis para nossa pesquisa. Só encontramos um morador nativo que colaborou, era um jovem que não era adepto da doutrina, mas já tinha participado algumas vezes do trabalho, além de ser familiar de um adepto, mas ao meu ver a fonte não trazia o contraponto que a pesquisa poderia estar buscando.

Ao analisarmos Canoa Quebrada como um lugar com suas características sociais e culturais, com uma atmosfera livre e aberta para novas ideias, a presença dos primeiros moradores estrangeiros influenciados por movimentos da contracultura, como o movimento hippie, e a presença natural de uma belíssima praia exótica, concluímos que Canoa Quebrada seria esse terreno fértil para essa semente do Santo Daime ser germinada e desenvolvida, até o florescimento da primeira Igreja no Ceará, registrada em ata como Centro Eclético da Fluente Luz Universal Maria Gregório – Igreja Flor da Canoa.

Canoa Quebrada se consolida como um local turístico de passagem de pessoas multiculturais, de diversos estados do Brasil e do mundo. Sendo assim, concluímos que a doutrina se expande ao conhecimento de diversas pessoas, como é o caso de visitantes que, ao entrar em contato com o Santo Daime, em Canoa Quebrada, levam consigo esta mensagem da doutrina e, em muitos casos, expandindo essa mensagem na volta aos seus países de origem, e, algumas vezes, até se reunindo com outras pessoas e criando grupos que irão se iniciar nesses estudos espirituais, formando núcleos ou igrejas posteriormente.



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